VeSys

VeSys é um conjunto de ferramentas utilizadas para projeto de cabeamento de veículos. Busca integrar todas as etapas do projeto elétrico veicular, desde o projeto lógico até projeto de manufatura.

Auxilia na redução de custos de desenvolvimento e produção com duas ferramentas: Vesys Design e o Vesys Harness. Ambas possuem interfaces intuitivas e recursos para que o engenheiro foque em tarefas que são realmente importantes para o projeto, reduzindo o tempo com tarefas simples e repetitivas.

Simples e inteligente

Suas ferramentas de projeto e simulação sugerem cabos e conectores a partir de características físicas e elétricas do projeto. Com uma interface extremamente intuitiva, VeSys esconde sua complexidade, tornando seu aprendizado extremamente rápido.

Retorno financeiro

Com ferramentas de projeto, simulação e produção, VeSys melhora a produtividade da equipe de projeto. Suas ferramentas de simulação e integração com projeto mecânico permitem reduzir custos gerados por retrabalho.

Integração com ferramentas do Capital

É possível adicionar algumas ferramentas da plataforma Capital no Vesys, com ferramentas de PLM, Análise de Modo de Falha (SimCertify), Verificação de Dimensionamento de Componentes (SimStress), aumentando assim a possibilidade de resultados ofertados sem elevar muito a complexidade.

Capacidades do software

Vesys Design

Com o Vesys Design torna-se simples criar esquemáticos lógicos para representar o funcionamento do circuito e detalhar o projeto conforme as suas necessidades. Entre as informações que podem ser rapidamente detalhadas estão o tipo e comprimento dos cabos. Muitos conectores e componentes estão disponíveis em uma extensa biblioteca fornecida pela Mentor Graphics.

A partir das especificações fornecidas pelo usuário é possível simular o funcionamento lógico do circuito, obter quedas de tensões nos cabos e conectores. Com suas ferramentas de Simulação Dinâmica o processo de validação e projeto podem ser feitos simultaneamente e a probabilidade de erros serem transmitidos para etapas posteriores é substancialmente menor. Podem ser determinados
  • Simulação qualitativa
  • Queda de tensão em conectores, cabos e dispositivos
  • Análise de Falhas e suas Consequências (FMEA)
Design elétrico é facilitado atravéz de uma interface intuitiva e simbolos elétricos inteligentes. São criadas emendas sempre que cabos são unídos no desenho e pode-se referenciar componentes e cabos que estão representados em outra folha de projeto. Todos os componentes possuem menus específicos para a sua aplicação, tornando o processo de edição muito mais rápido e simples. VeSys é construído na plataforma Capital e a migração de projetos é completamente segura pois as bibliotecas de componentes, símbolos e modelos de simulação podem ser exportadas.

Vesys Harness

Por ser totalmente integrado com o Vesys 2.0 Design, pode-se importar conectores e cabos para se projetar o chicote, assim não há retrabalho. Nesta etapa de projeto adiciona-se características físicas do cabeamento: Isolantes, Emendas, Clipes. São inseridas tabelas automaticamente ao lado de cada componente com informações importantes para o projetista, ou para a linha de produção.


A função de cálculo permite determinar a quantidade cabos e isolante necessária para que possam ser geradas listas de compras e estimativas de custo. Por exemplo, após escolher no catálogo de Partes o tipo de isolante, especificar quantas camadas são necessárias, o local de começo e termino deste isolamento o VeSys Harness calcula o comprimento total de fita que deve ser adquirido.
O VeSys gera tabelas necessárias para orientar o projetista e para orientar o operário durante a montagem do Harness. São gerados automaticamente: BOMs, Tabelas para corte de cabos e tabelas dos componentes utilizados.
Atingir sucesso na primeiro protótipo de produto é o objetivo em muitas indústrias, tanto nos sistemas elétricos quanto nos sistemas mecânicos. O design em conjunto dos sistemas elétricos e mecânicos é importante para reduzir custos em protótipos durante o desenvolvimento do veículo e aumentam a probabilidade de sucesso. VeSys possui itegração com a maioria dos grandes softwares MCAD, incluindo NX, SolidEdge e Catia. São sincronizadas informações importantes, como diâmetro do chicote, emendas, comprimento dos cabos. Assim podem ser realizados calculos de queda de tensão e o projeto de manufa