Simulação de Eletrônicos

Com o avanço das demandas de tecnologias eletrônicas o tempo para produção e testes necessita ser cada vez menor. Deste modo, torna-se necessária uma simulação de eletrônicos virtual. Além de reduzir a quantidade de protótipos produzidos, e com isto o custo, o resultado esperado também é encontrado mais rapidamente.

HyperLynx

HyperLynx é um conjunto de módulos completos para simulações de PCBs. Fácil de usar e flexível, integra-se facilmente no workflow já existente. Possibilita também a analise, identificação e resolução de problemas com a criação de cenários “e se”. Além disto realiza simulações de topologias antes mesmo de se possuir um layout PCB pronto, sendo a única ferramenta atualmente capaz de fazer isto.

Simulação de eletrônicos de forma simples

HyperLynx possui uma interface intuitiva, com uma curva de aprendizado curta e tutoriais completos que vem no próprio software. Equipado com botões de atalho, o HyperLynx permite que as funções mais importantes sejam acessadas com um clique.

Economia de tempo e dinheiro

Através da simulação de eletrônicos, o HyperLynx permite testes de PCBs antes mesmos destas ficarem prontas. Desta forma ele é capaz de economizar em tempo gasto com prototipagem e no custo de produção dos protótipos e testes.

Compatibilidade grande

HyperLynx utiliza formato de arquivos que podem ser gerados ou transformados da maioria dos softwares de layout disponíveis no mercado, além de possuir compatibilidade total com os programas da Mentor, podendo ser aberto instantaneamente por eles.

Capacidades do HyperLynx

HyperLynx SI PI Thermal é o principal modulo do software de simulação de eletrônicos HyperLynx. Possibilita a simulação de pré-layout e pós-layout, analisando integridade de sinal, de potência e realizando simulação térmica.

Simulações SI:
  • Canal SERDES
  • Memórias DDRx
  • Cross-talk e par diferencial
  • Obtenção de ondas de osciloscópio, diagrama de olho e parâmetros S.
Simulações PI:
  • Desacoplamento por capacitores
  • Densidade de corrente
  • Queda de tensão
  • Ruído em plano de alimentação
  • Simulação térmica e de potência em conjunto
Com ele é possível verificar de diversas formas diferentes se uma topologia está funcionando corretamente, definindo assim a distância entre um CI e outro, o tamanho de uma via, a resistência ou capacitância de componentes. É capaz também de realizar várias simulações com valores diferentes em um único teste utilizando a ferramente Sweeps.
Simulações de pós-layout para validação de design, verificando se ele atende as demandas de SI, PI e temperatura. Permite a importação de linhas de transmissão para o LINESIM, realizando mudanças em valores para executar outra simulação. Da mesma forma que o LINESIM possui a ferramente Sweeps, permitindo deste modo simulações de eletrônicos com diferentes valores em paralelo.
HyperLynx Design Rule Checking (DRC) fornece verificação de projetos elétricos rápida e abrangente. Com uma abordagem automatizada, pode ser usado iterativamente para identificar violações de design que levam à integridade do sinal, integridade de energia e problemas de EMI/EMC, eliminando desta forma a inspeção manual e os gargalos no ciclo de produção de PCBs.