Sistema de Fluidos

Atualmente, engenheiros vem utilizando ferramentas de dinâmica de fluidos computacional (CFD) para realizar modelagem, análise e simulação de dinâmicas de fluidos. Uma área do CFD consiste na análise numérica, otimização e validação de sistemas de tubulação de transporte e tratamento de fluidos com alta velocidade e precisão maximizando a possibilidade de modificações até a fase de projeto e testes.

FloMASTER

FloMaster é um software comercial de CFD 1D desenvolvido pela Mentor Graphics, eficaz no auxílio de soluções de alta precisão, possui alta flexibilidade e rapidez na modelagem de sistemas térmicos e de fluidos. Possui integração com outros softwares como: CFD 3D, CAD 3D, sistema de simulação MBD, Nastran, Matlab/Simulink e Excel. Proporcionando desta forma uma interface inovadora e colaborativa de monitoramento detalhado de todas as etapas do projeto e assim maximizando o retorno de seus investimentos. Além disso, possui gerenciamento de dados, interface amigável, otimização do design e tamanho de seus componentes o potencializando o desempenho do sistema.

Simulador transiente

Versátil em simulações estáticas e também em simulações transientes, podendo simular sistemas de fluidos compressíveis ou incompressíveis com transferência de calor. Auxiliando deste modo na análise do aumento espontâneo de pressão em pontos específicos, prevendo a taxa de escoamento de fluido do sistema ou a temperatura de um componente.

Além disso, o FloMaster apresenta uma base de dados seguros e rastreáveis: possui armazenamento seguro de redes de tubulação, dados de performance, ferramentas para realizar avaliação de desempenho integrado em uma base de dados de linguagem industrial. Também possui rastreamento de modelos que realizam a função “roll back” retornando o projeto a um estado anterior. Para trabalho em grandes equipes é possível restringir permissões de acesso a cada uma das funcionalidades do software.

Capacidade de otimização de design

Com a função “Experiments”, engenheiros podem realizar múltiplas análises  com a técnica “what-If” em sistemas termo-fuido 1D, e usando o algoritmo “Latin Square”, ou seja, quadrado latino, o FloMASTER ajuda a gerar combinações exclusivas de valores de entrada distribuídos entre limites específicos. Com esta função é possível criar meta-modelos e superfícies de respostas que caracteriza um sistema FloMASTER. Simulações realizada a partir da técnica Monte Carlo podem ser utilizadas para produzir resultados  que permitem examinar o efeito de pequena variações nos valores de entrada e assim permite que ao FloMASTER realizar análises de risco e controle de qualidade como por exemplo a DFSS (Design For Six Sigma).

Níveis de FloMASTER

FloMASTER

Melhor software de simulação de fluidos 1D, equipado com simulação de escoamento, queda de pressão dinâmica e transferência de calor, além de dimensionamento ótimo de componentes.

FloMASTER Dynamic

Todas as capacidades do FloMASTER, com a adição do mais rápido e respeitado simulador transiente agregando mais poder e dinamismo à sua simulação.

FloMASTER Ultra

FloMASTER equipado com simulação transiente já integrado com os módulos: multifases, conectividade 1D3D, co-simulação com MATLAB SIMULINKⓇ e um módulo especial de simulação de sistema secundário de ar de turbinas a gás.